Pessoas que usam economia de dinheiro como proteção em um mundo recorde de baixa taxa de juros

O dinheiro está em enorme oferta com o corte de gastos do consumidor devido ao fechamento e à impressão do Fed em um ritmo recorde. Mas com os rendimentos caindo em território negativo para um recorde de baixa, os economizadores estão procurando opções alternativas como bitcoin, ouro e estoques.

O rendimento da nota do Tesouro de 10 anos caiu para seu recorde de baixa, não visto em 234 anos, de acordo com o Deutsche Bank.

„Os EUA passaram por depressões, deflações, guerras, regimes restritivos do padrão ouro, quedas de mercado e muitos outros eventos importantes e nunca antes havíamos visto rendimentos tão baixos até quando os Pais Fundadores formaram o país“, disse Jim Reid, estrategista chefe de crédito do banco.

„No ano de 2007, era normal obter um retorno fixo de 5% ao emprestar seu dinheiro ao governo dos Estados Unidos por dez anos. Hoje, você terá sorte de conseguir 0,5%“, escreveu o analista Mati Greenspan em seu boletim diário Quantum Economics.

Com os rendimentos caindo em território negativo – se considerarmos a inflação nos próximos 10 anos, você vai perder ainda mais – e o Fed decidindo manter as taxas de juros praticamente zero, os investidores estão ficando sem maneiras de obter retornos significativos. E é por isso que o ouro e o ouro digital são uma opção atraente.

Como tal, as pessoas estão usando cada vez mais suas economias de juros para carregar o bitcoin, especialmente à medida que os ativos voláteis decolam, disse a Bloomberg.

A pandemia do coronavírus tem sido na verdade uma bênção para os saldos das contas – não apenas os lockdowns cortam os gastos dos consumidores, mas os bancos centrais também injetaram dinheiro em um ritmo recorde. A taxa de poupança pessoal nos EUA subiu para um recorde de 32,2 em abril, mas caiu para 19% em junho, ainda em níveis historicamente altos. Além disso, entre março e junho, os clientes depositam 16% a mais em suas contas, em comparação com o ano passado.

O que é Atrativo

Mas é realmente o momento de se agarrar ao dinheiro quando o dólar americano continua a perder seu valor graças à impressão de trilhões de dólares do Fed e à queda da taxa de juros dos veículos seguros tradicionais.

Com um aumento de 58,81% em 2020, o Bitcoin certamente parece atraente como o ouro, que aumentou 29%, estabelecendo um novo recorde. A maior moeda criptográfica tem sido, na verdade, o ativo de melhor desempenho da última década.

Alguns meses atrás, o investidor bilionário Paul Tudor Jones também anunciou que entre 1% e 2% de seus ativos eram mantidos em bitcoin como proteção em um mundo de baixa taxa de juros.

As ações que têm crescido desde o seu auge em março – registrando seu melhor desempenho de 100 dias entre 23 de março e 1 de julho desde 1933 também são preferidas pelas pessoas em tal ambiente.

Os americanos ganharam confiança no mercado a longo prazo. Uma pesquisa da Bankrate encontrou 28% dos americanos, acima dos 20% do ano passado, disse que o mercado de ações foi sua principal escolha para investimentos de longo prazo. Os investimentos em dinheiro, entretanto, atingiram seu nível mais baixo em oito anos, 18%.

Bitcoin chegando ao seu banco próximo

Enquanto o bitcoin começou a subir na semana passada, atingindo hoje uma nova alta em 2020, os bancos nacionais receberam luz verde da OCC para oferecer serviços de custódia, o que pode abrir novas portas para a indústria de criptografia. Pode ter começado com os bancos nacionais, mas não será surpreendente se os bancos estatais também entrarem em cena.

„A porta acabou de ser aberta para fundos, atores institucionais e consultores de investimento“ para expandir suas relações com a criptografia, disse Kari Larsen, sócia da Perkins Coie LLP em Nova York, à Bloomberg.

Esta decisão foi tomada depois que a OCC recebeu perguntas de vários bancos sobre a posse de ativos digitais, disse Brian Brooks, um ex-funcionário da Coinbase, que atua como Controlador da Moeda.

A decisão da agência de permitir que os bancos detenham bitcoin e crypto é „um reconhecimento de que dezenas de milhões de americanos estão investidos neste ativo“, disse ele em uma conferência virtual organizada pela Associação Americana de Banqueiros.

A decisão da OCC também facilitaria o trabalho das empresas criptográficas com os bancos, que os consideravam como clientes de alto risco devido às preocupações com a luta contra a lavagem de dinheiro (AML) e o cumprimento da Lei do Secretário do Banco.